8.11.09

Dicas e truques para facilitar a vida na cozinha

Algumas dicas podem facilitar, e muito, o trabalho na cozinha. Aprenda como picar cebola sem chorar, tirar a casca do tomate com facilidade e outros ótimos truques

Se há uma coisa que irrita uma dona de casa é quebrar um ovo estragado durante o preparo de uma receita. Mas com as dicas abaixo você evita esse problema e ainda facilita a rotina na cozinha.

Ovo fresquinho
Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom.


Salsinha sem umidade
Essa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou picada, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seque as folhinhas com papel-toalha ou em um secador de saladas (encontrado em supermercados e lojas de utensílios para a cozinha) e, sobre uma tábua, pique bem. Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda.

Cebola sem choro
Sabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque, na hora em que é cortada, ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, formado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os. Para evitar essa desagradável sensação, use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente. Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda.

Tomate pelado
Eis um truque infalível para tirar a pele do tomate antes de preparar deliciosos molhos e refogados: com uma faca afiada, corte um X na base do tomate e coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.

Pimentões nada indigestos
Você fica com a digestão lenta depois de comer o legume? Para resolver o problema, basta retirar sua pele. A tarefa é simples: lave-o bem, sob água corrente, e enxugue-o. Espalhe um pouco de óleo em sua superfície e espete-o com um garfo grande. Aproxime-o da chama alta do fogão e, quando ele estiver chamuscado em todos os lados, retire-o do fogo. Em seguida, tire a pele esfregando o pimentão com papel-toalha.

Para evitar que a massa de bolo derrame quando crescer
Coloque um fiio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

Batatas murchas
Quando as batatas estiverem murchas, lave-as muito bem, coloque em recipiente com água fria e ponha-as na geladeira durante algum tempo.

Alho
Experimente passar pasta de alho no pão francês e colocá-lo na churrasqueira. Você vai se deliciar!

Azeite
Você sabia que o azeite ajuda a eliminar a barriga? Mas apenas duas colheres por dia.

Azeite de Oliva
Enquanto os outros óleos são produzidos a partir das sementes, o azeite é o único extraído da fruta (azeitona). Ele possui gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais, além de ser fonte de vitamina E e de vários compostos que são antioxidantes (ajudam a varrer o colesterol do sangue e ainda previnem males como o câncer).

Batatas Fritas
Para fazer batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro, cozinhe-as com casca e, depois de frias, frite.
Batatas Fritas bem Sequinhas
O ideal é que use a batata boi grande. Faça as lascas de batata grandes e gordinhas, com aproximadamente 15 cm de comprimento e 2 cm de largura. Se tiver um cortador melhor. A dica-chave é fritá-la durante 10 minutos, colocá-la na geladeira por cerca de 3 horas, fritar de novo e servir. Faz com que fique crocante.

Bife
Para seu bife fritar mais rápido, tampe a frigideira. Ele cozinha por inteiro e fica supermacio

Café
Experimente colocar um tablete de chocolate no fundo da xícara de café. O sabor fica sem igual.

Chocolate em barra
O chocolate em barra pode ser substituido assim: para cada 30g de chocolate em barra pedido na receita, calcule 3 1/2 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de gordura ou óleo.