
Video Realizado por Estela Renner / Comentário Rosa Queiroz.
Nos vídeos a seguir você verá que na pesquisa realizada em uma casa 80% do que se compra vem da influencia das crianças, com isto essas crianças estão sendo bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo.
Neste documentário foram ouvidos vários profissionais tais como: educadores, psicólogos, sociólogos, psicanalistas e jornalistas. Com isto, podemos perceber que a propaganda além de manipular ela também causa um efeito no ser como um todo, abalando a estrutura familiar e social.
Por que eles têm conseguido tanto êxito? O vídeo nos apresenta vários fatores; a mídia hoje é o primeiro fator de criação de nossa subjetividade e dos nossos valores, não é mais a família a igreja, nem a escola, pois nos é apresentado que no lugar que ficava um santo, hoje se substituiu por um aparelho de televisão. Enquanto os pais conversam com os filhos à noite nos finais de semana, a televisão conversa todos os dias. No entanto a Bíblia nos dá outro conselho em Deuteronômio 11: 18,19, 20,21
"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra."
A publicidade promete mais que alegria da posse, ela promete a alegria da inscrição na sociedade, consumindo você será aceito, consumindo você terá uma existência social que vai te alegrar. No entanto, os valores que a mídia nos apresenta diferem dos valores da família, e também no grupo que ela esta inserida ela tem um estimulo a determinado tipo de comportamento, que muita das vezes a condição social dela não permite que ela acompanhe. Isso lhe causa muita frustração. Pesquisas mostram muitas crianças com depressão, esse é um dos motivos, a frustração.
Alem disso, tem aquelas crianças que conseguem acompanhar esse estimulo de consumo e não consegue se satisfizer, ela esta atrás de algo que os objetos não são capazes de lhe dar.
O que elas querem é afeto, relação de amizade e companheirismo, percebemos isso na fala de um menino que o documentário nos apresenta, quando a entrevistadora lhe pergunta qual o brinquedo que ele mais gosta, em meio a tantos brinquedos, ele lhe mostra um pequeno bichinho que esta sempre com ele, é algo tão pequeno que vai próximo dele para todos os lugares.
O que elas querem é afeto, relação de amizade e companheirismo, percebemos isso na fala de um menino que o documentário nos apresenta, quando a entrevistadora lhe pergunta qual o brinquedo que ele mais gosta, em meio a tantos brinquedos, ele lhe mostra um pequeno bichinho que esta sempre com ele, é algo tão pequeno que vai próximo dele para todos os lugares.
Outro problema apresentado foi à questão do celular, onde as crianças estão sempre buscando o melhor celular para se sentirem melhor que o amigo, assim o sociólogo pontua muito bem que o que era para aproximar faz o papel de diferenciador. Uma educadora fez uma observação aonde as crianças que aos cinco anos já vão às escolas totalmente maquiadas e de salto e preferem deixar de correr e pular em detrimento do salto, isso é desumano. O que elas têm de melhor que é a infância, está sendo tirado e nada é feito para reverter esse quadro, preferimos fingir que esta tudo bem ou ate achar normal. Pesquisas também mostram que a mídia acaba estimulando a padronização com isso a diversidade e o ser como único pensante e que decide, se perdeu. Tudo nos é imposto pela mídia, o diferente não é aceito, já está excluído.
Os programas de TV trazem tudo digerido, com isto amolece o músculo da imaginação ao invés de estimulá-lo. Ela faz com que você aceite tudo que já esta pronto.
Onde estão às cantigas de roda, os contos de fadas, canções folclóricas? As crianças já não conseguem reconhecer frutas, legumes nem uma minhoca elas reconhecem. Só as marcas de celular, tênis, símbolo do Mac Donald, entre outros.
Qual o resultado de tudo isso? Tem-se no Brasil hoje pouco cabeças pensantes, onde estão os novos escritores, sociólogos? Até das escolas publicas essa matéria foi tirada! A mídia esta matando não só o direito de ser criança, mas também o direito dessa mesma criança se tornar um adulto pleno.
Nós como pais, educadores, deveríamos nos esforçar mais na construção de valores mostrando assim para eles que o ser é mais importante que o ter.
Comentário: Rosa Queiroz.
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